As sobrancelhas produzem sombra para os olhos, proteção contra a transpiração, a poeira e o suor que descem da testa. Além disto, desempenham um importante papel na mímica facial por meio da contração de seus músculos. Com o processo de envelhecimento ocorre um relaxamento do suporte occipito-gáleo-frontal (músculo frontal) e aumento da força dos músculos corrugadores, prócero, depressor do supercílio e orbicular dos olhos.
Esses dois eventos favorecem o direcionando das sobrancelhas para baixo e para o centro. Inicialmente, ocorre a queda da sobrancelha lateralmente (cauda). Posteriormente, o que se observa é a queda na sua porção medial e central. Paralelamente, a perda de elasticidade e o aprofundamento das linhas de expressão determinam o aparecimento de rugas e sulcos mais profundos.
A elevação de sobrancelhas é indicada quando há flacidez na pele da testa, aumento do esforço para abrir os olhos, presença de rugas finas ou profundas – paralelas em cima e verticais entre os olhos –, queda da sobrancelha sobre os olhos, entre outros. Na maioria das vezes é realizada a anestesia local com sedação.