Lipoaspiração é a cirurgia plástica que tem como objetivo a remoção do excesso de gordura em abdome, cintura, culote, joelho, nádegas ou pescoço, gordura localizada que não consegue ser eliminada com exercícios ou dietas, melhorando o contorno e a proporcionalidade corporal. Pode ser realizada tanto em homens quanto em mulheres, não sendo, contudo, método substituto de dieta ou exercícios. Vale lembrar que o procedimento não deve ser indicado em pacientes obesos que o consideram a “salvação” em termos de perda de peso, uma vez que a maior mudança se dá no contorno corporal e não na balança. A lipoaspiração pode ser realizada isoladamente ou em associação com outros procedimentos, a exemplo da abdominoplastia e mamoplastia. A sua indicação primária é em pacientes saudáveis, que possuem perda do contorno corporal e estão próximo do seu peso ideal.
Procedimento
A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, através da utilização de cânulas, que são inseridas por incisões muito pequenas, cerca de meio centímetro ou 5mm, conectadas a um dispositivo de aspiração. A quantidade de incisões é dependente das regiões a serem aspiradas. A cirurgia pode ser realizada sob anestesia local, peridural ou geral, dependendo do local e quantidade de tecido a ser lipoaspirado, durando de 30 minutos a 3 horas. O paciente pode ter alta no mesmo dia ou permanecer internada por cerca de 24 horas.
Pós-operatório
Na alta a paciente estará usando uma cinta modeladora que deverá ser mantida dia e noite por 30 dias. Em casa, é importante repousar, ingerir muito líquido e alimentar-se bem. É recomendada a realização de drenagem linfática com o intuito de melhorar o edema, abreviar o tempo de recuperação, além de auxiliar no contorno corporal e ajudar a evitar o aparecimento de irregularidades e depressões nas áreas tratadas.