A mamoplastia de aumento, ou cirurgia de aumento de mama, é realizada através da utilização de implantes de silicone para dar volume aos seios ou restaurar o volume mamário perdido após perda de peso ou gravidez. Se você está insatisfeita com o tamanho da sua mama, a cirurgia de aumento de mama é uma opção a ser considerara. O aumento de mama pode:
• Aumentar o tamanho e projeção de seus seios,
• Melhorar o equilíbrio de seu corpo,
• Melhorar a sua autoestima e autoconfiança.
Os implantes também podem ser utilizados para reconstruir a mama após a mastectomia ou lesão. A mamoplastia de aumento não corrige seios severamente caídos. Se você deseja um resultado que corrija a flacidez, o procedimento de elevação da mama pode ser realizado ao mesmo tempo em que o aumento de mama ou, então, pode ser necessária uma segunda cirurgia. Seu cirurgião plástico irá ajudá-la a tomar esta decisão.
A mamoplastia de aumento é um procedimento individualizado e você deve fazê-lo para si mesma, não para satisfazer a vontade de alguém ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.
O aumento de mama pode ser uma boa opção se:
• Você estiver fisicamente saudável,
• Você tiver expectativas realistas,
• Seus seios estiverem totalmente desenvolvidos,
• Você estiver incomodada com a sensação de que seus seios são muito pequenos,
• Você estiver insatisfeita com seus seios devido à perda de forma e de volume após gravidez, perda de peso ou envelhecimento,
• Seus seios diferirem em tamanho ou forma,
• Uma ou ambas as mamas não se desenvolveram normalmente.
PROCEDIMENTO CIRÚRGICO
A incisão para introduzir as próteses pode ser feita no nível da aréola, da axila ou no sulco infra-mamário. Trata-se de criar um espaço atrás da glândula mamária para colocar uma prótese. Quando a prótese se coloca atrás da glândula mamária, falamos de próteses retro glandulares e quando as colocamos atrás do músculo peitoral falamos de próteses retro musculares. Não é necessário o uso de drenos.
ANESTESIA E DURAÇÃO DA CIRURGIA
Geralmente esta cirurgia é realizada com anestesia local combinada com sedação. Tem a duração de 60-90 minutos e a internação dura pouco mais de 5 a 6 horas.
RESULTADO
É possível obter o volume desejado porque existem diversos formatos e tamanhos de implantes mamários. Deverá existir harmonia entre o volume das mamas e o tamanho do tórax, pelo que a escolha das próteses deverá ser discutida e planejada com o cirurgião. O resultado final vê-se quase de imediato. Após a cirurgia há algum “inchaço”, e as mamas apresentam um volume maior que irá diminuindo até o aspecto definitivo. O resultado final é visível após 6 meses.
CUIDADOS NO PERÍODO PÓS-OPERATÓRIO
A dor não costuma ser forte e é facilmente controlada com algum analgésico. Os curativos são feitos cada 48 horas e depois mais espaçadamente. Tiramos as suturas (pontos) após 2 semanas. Na maior parte dos casos, a mulher pode retomar uma vida autônoma e normal após poucos dias. Recomendamos também evitar esforços violentos ou ginásticas durante 3-4 semanas. É normal sentir uma ligeira redução da sensibilidade mamária, que é temporária e raramente definitiva. O inchaço ou edema mamário cede em poucas semanas. Banho ou ducha somente após a autorização do médico. A cicatriz resultante dependerá fundamentalmente da qualidade de cicatrização dessa paciente em particular. Cada indivíduo apresenta uma peculiaridade especial no que diz respeito à cicatrização.