Otoplastia é cirurgia plástica que corrige orelhas de abano, que é uma deformidade que acarreta, especialmente em crianças, traumas emocionais profundos e dificuldade de socialização. Esses traumas emocionais provocados pela condição podem resultar em distúrbios psicológicos que podem acompanhar o paciente por toda sua vida, reduzindo sua autoconfiança.
A otoplastia, ou cirurgia da orelha, é uma cirurgia plástica que corrige deformidades e assimetrias de forma, tamanho e angulação no caso do abano, em orelhas malformadas ou que sofreram deformidades após um traumatismo. Deve ser considerada como reparadora, quando tenta corrigir um defeito, e ao mesmo tempo estética, pensando-se na busca pela harmonia de forma, volume e posição.
Não existe uma idade ideal para se fazer a cirurgia de correção da orelha em abano, mas recomenda-se como idade mínima os 06 anos, período em que a orelha já está totalmente formada e praticamente com seu tamanho definitivo.
Indicações
A cirurgia para correção de orelhas proeminentes, também conhecidas como orelhas em abano, pode ser realizada tanto em crianças como em adultos. A otoplastia tem como objetivo aproximar a orelha da cabeça e restaurar a harmonia do rosto.
Procedimento
A cirurgia é realizada através de uma incisão atrás da orelha, onde remodelamos a cartilagem da orelha com pontos e raspagens, para melhorar a relação da orelha com a cabeça. Em geral, a cirurgia é realizada sob anestesia local e sedação, durando cerca de uma a duas horas. A anestesia geral pode ser recomendada em alguns casos, principalmente em crianças.
Pós-operatório
Pacientes submetidos à otoplastia devem permanecer em repouso por 2-3 dias, mantendo a cabeça sempre elevada. O curativo colocado no final da cirurgia pode ser retirado após 1-3 dias, sendo que o paciente deverá utilizar uma faixa elástica por cima das orelhas por 2-4 semanas. As atividades físicas podem ser retomadas após 3-4 semanas, sendo que qualquer modalidade com risco de traumatismo deve ser evitada por dois meses.