A redução de mama, também conhecida como mamoplastia redutora, tem o objetivo de diminuir o volume das mamas e melhorar a forma das mesmas, para que atinjam a harmonia com o resto do contorno corporal aliviando o desconforto associado com seios muito grandes.
Indicações
Indicada para mamas de médios a grandes volumes, a mamoplastia redutora promove a remoção parcial de glândula mamária e gordura, seguida de modelagem dos tecidos, com posicionamento mais gracioso da aréola e do mamilo. A mastopexia tem sua indicação em mamas de volume adequado, porém com posição do mamilo inferior e perda do contorno do colo – “mamas caídas”.
Procedimento
Existem inúmeras técnicas para a mamoplastia, todas deixando cicatrizes bastante semelhantes, uma ao redor da areola, outra em T invertido na parte inferior das mamas. Para se obter um bom resultado estético, procura-se colocar as incisões em locais estratégicos para tornar as cicatrizes menos perceptíveis.
A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar para garantir a segurança do paciente, e é feita sob anestesia geral ou peridural e sedação, com duração de até três horas.
Pós-operatório
Pacientes submetidas a mamoplastia devem permanecer em repouso por cerca de trinta dias, evitando elevar os braços acima do nível dos ombros. A utilização de um sutiã apropriado por dois meses é recomendada para permitir a cicatrização dos tecidos na posição ideal e acelerar a reabsorção do inchaço.
Os pontos são removidos após aproximadamente 14 dias. Você deverá evitar carregar peso, erguer os cotovelos acima dos ombros, dirigir automóvel, fazer exercícios físicos e tomar sol por um período de quatro semanas após a cirurgia. Exercícios físicos intensos deverão ser evitados por três meses.