Rinoplastia, ou cirurgia do nariz, melhora a aparência e a proporção do nariz, realçando a harmonia facial e melhorando a autoestima. Qualquer alteração da sua forma ou tamanho determina grande mudança na estética da face.
Por ter estrutura complexa, o nariz apresenta uma grande variação entre etnias e indivíduos. A cirurgia é voltada para a correção das desproporções do nariz, tornando-o mais harmonioso com o restante da face e assim aprimorando a estética facial. A rinoplastia visa melhorar as proporções nasais, melhorar os desvios do nariz, a harmonia da face e corrigir a parte funcional, proporcionando uma melhor respiração, podendo ser associada com cirurgias que visam a correção da função respiratória (ex: septoplastia, turbinectomia) em pacientes que respiram com dificuldade.
Indicações
Aparência e a proporção do nariz, realçando a harmonia facial e melhorando a autoestima. A cirurgia do nariz também pode corrigir dificuldade respiratória causada por anormalidades estruturais.
Procedimento
A cirurgia do nariz é realizada ou por procedimento fechado, em que as incisões são escondidas no interior do nariz, ou por procedimento aberto, onde é feita uma incisão através da columela, faixa estreita de tecido que separa as narinas. Através destas incisões, os tecidos moles que cobrem o nariz são cuidadosamente levantados, permitindo o acesso para remodelar a estrutura do nariz. A cirurgia do nariz pode reduzir ou aumentar as estruturas nasais com o uso de cartilagem enxertada de outras áreas de seu corpo. Mais comumente, partes de cartilagem do septo, a partição no meio do nariz, são usadas para este propósito. A correção de desvio do septo e a redução das saliências no interior do nariz melhoram a respiração.
Pós-operatório
Após a finalização do procedimento, é feito um curativo no nariz para apoiar e proteger as novas estruturas durante a cicatrização inicial.